quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Terra

Foram necessários 4.600 séculos para isto. É um milagre, como o ser humano. No entanto, em menos de 50 anos, a vida na Terra pode sofrer graves mudanças que afetarão a todos os seres vivos do planeta. Em menos de 50 anos está previsto um aumento de 5°C na superfície do planeta. A terra, para produzir esse aumento, precisaria de pelo menos 10 mil anos.
Esses 5°C provocariam uma cadeia de efeitos, o derretimento lento mas contínuo das calotas polares, o aumento do nível do mar, a destruição de povos e zonas costeiras. Alteraria o plâncton e toda cadeia de animais marinhos. Mas por que esse aumento da temperatura?...
Principalmente pela produção humana de dióxido de carbono, metano e pela queima de combustíveis fosseis... E o que produzem essas substancias?
A deteriorização da camada de ozônio e a poluição da atmosfera, gerando o chamado efeito estufa. Um átomo de cloro pode destruir 100 mil moléculas de ozônio.
As florestas tropicais são exploradas e destruídas sem nenhum plano de reflorestamento. A árvore é um dos únicos agentes naturais que destrói dióxido de carbono e produz oxigênio. Sem árvores, a agua provocaria deslizamentos de terras e tornaria inviável a agricultura, 15 km² de floresta tropical desaparecem a cada minuto. Alguns animais marinhos já se encontram em grave risco de extinção pelo aquecimento dos oceanos.
O derretimento das calotas polares alterará a salinidade dos oceanos e com isso o fluxo das correntes marinhas. O gelo acumulado na Antartida tem água suficiente para aumentar em 62 metros os níveis do mar em todo o planeta, Fantasia?...
População Mundial:
Dentro de 50 anos, a população duplicará alcançando 11 bilhões de pessoas. Nos países ricos predominaram os velhos, enquanto nos países pobres, uma super população infantil. As grandes imigrações serão a consequência. Nos países "ricos" há mais de 30 milhões de pessoas sem emprego e cerca de 100 milhões de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza. Nos países em desenvolvimento há 1,3 bilhões de pessoas na pobreza absoluta.
AJUDE A CUIDAR DO NOSSO PLANETA
obrigado por sua atenção

Nenhum comentário:

Postar um comentário