terça-feira, 21 de setembro de 2010

Cultura do Rio Grande evidenciada em Igrejinha

    O final de semana foi intenso de atividades voltadas as comemorações da Semana Farroupilha. Ontem, Dia do Gaúcho, a Rua Coberta recebeu centenas de tradicionalistas de todas as cidades da região para o show nativista com César Oliveira e Rogério Melo.

No palco, escorados pelo gaiteiro Edilgerto Bergamo, e pelo violeiro Marcelo Caminha, a dupla executou canções como Pra Bailar de Cola Atada, Apaixonado, Prego na Bota, além de canções do novo trabalho como A Pior é Minha e Coração Cordeona.

"Semana Farroupilha é um momento mágico. Por onde andamos podemos ver um Rio Grande cada vez mais vivo e mais forte", disse César Oliveira. O tradicionalista Abraão Chaves, 57 anos, assistiu ao show do início ao fim e avaliou a programação da Semana Farroupilha da cidade como muito boa. "Gostei muito, eu adoro a Semana Farroupilha e tivemos uma boa programação aqui. Temos que manter nossa tradição., comentou.

No sábado pela manhã aconteceu o desfile farroupilha, onde cerca de 150 cavalarianos participam. O grupo partiu do Parque da Oktoberfest, passou pelo centro, até a praça do trabalhador, onde teve a execução do hino rio grandense e discurso do prefeito Jackson Schmidt, em seguida os cavalarianos partiram para a sede campeira do CTG Rancho do Chimarrão no Vila Nova, onde a programação seguiu com almoço e disputas de tiro de laço a tarde. De noite, no mesmo CTG, o Grupo Cobras do Fandango animaram o baile com músicas genuinamente gaúchas. No domingo o destaque ficou por conta das inúmeras atividades que aconteceram no Parque da Oktoberfest. Conforme os organizadores, a participação da comunidade superou as expectativas.

No calendário tradicionalista da cidade, a próxima programação está prevista para o dia 25 de setembro quando haverá baile em comemoração aos 31 anos do CTG Sentinela da Tradição. Em dezembro, no dia 4, no CTG Os Tauras da Colina, haverá show nativista com Walter Moraes e no dia 11 de dezembro, no CTG Sentinela da Tradição, haverá show com Pedro Ortaça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário